terça-feira, 29 de junho de 2010

Classificação Climática de Strahler

A classificação climática de Strahler se baseia na dinâmica geral da atmosfera, através das massas de ar.
O Brasil, pelas suas dimensões continentais, possui uma diversificação climática bem ampla, influenciada pela sua configuração geográfica, sua significativa extensão costeira, seu relevo e a dinâmica das massas de ar sobre seu território. Esse último fator assume grande importância, pois atua diretamente sobre as temperaturas e os índices pluviométricos nas diferentes regiões do país.

De acordo com a classificação climática de Arthur Strahler, predominam no Brasil cinco grandes climas, a saber:

Clima equatorial úmido da convergência dos alísios, que engloba a Amazônia;

Clima tropical alternadamente úmido e seco, englobando grande parte da área central do país e litoral do meio-norte;


Clima tropical tendendo a ser seco pela irregularidade da ação das massas de ar, englobando o sertão nordestino e vale médio do rio São Francisco; e


Clima litorâneo úmido exposto às massas tropicais marítimas, englobando estreita faixa do litoral leste e nordeste;


Clima subtropical úmido das costas orientais e subtropicais, dominado largamente por massa tropical marítima, englobando a Região Sul do Brasil.


Climas Controlados por Massas de Ar Equatoriais e Tropicais

Equatorial Úmido (Convergência dos Alísios)
Tropical (Inverno seco e verão úmido)
Tropical Semi-Árido (Tendendo a seco pela irregularidade da ação das massas de ar)
Litorâneo Úmido (Influenciado pela Massa Tropical Marítima)


Climas Controlados por Massas de Ar Tropicais e Polares


Subtropical Úmido (Costas orientais e subtropicais, com predomínio da Massa Tropical Marítima)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Massas de Ar

O ar atmosférico está sempre em movimento, na forma de massa de ar ou de vento. Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se responsável pelo tempo, e, portanto pelo clima de uma área. Dependendo da estação do ano, as massas avançam para o território brasileiro ou dele recuam. Seus avanços ou recuos é que vão determinar o clima.

Massas de Ar, suas Características e como elas atuam no Brasil:

  • Massa Equatorial (mEa) Quente e úmida, dominando a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste em alguns momentos do ano, tem seu centro de origem no Oceano Atlântico.
  • Massa Equatorial Continental (mEc) Quente e úmida, com centro de origem na parte ocidental da Amazônia, que domina a porção noroeste da Amazônia durante quase todo ano.
  • Massa Tropical Atlântica (mTa) Quente e úmida originária do Oceano Atlântico nas imediações do trópico de Capricórnio e exerce enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil.
  • Massa Tropical Continental (mTc) Quente e seca, que se origina na depressão do Chaco, e abrange uma área de atuação muito limitada, permanecendo em sua região de origem durante quase todo o ano.
  • Massa Polar Atlântica (mPa) Fria e úmida, forma-se nas porções do Oceano Atlântico próximas à Patagônia. Atua mais no inverno quando entra no Brasil como uma frente fria, provocando chuvas e queda de temperatura.

Classificação Climática de Trewartha

A classificação Climática de Trewartha é um sistema de classificação dos climas desenvolvida pelo geógrafo norte- americano Glenn T. Trewartha, como um aperfeiçoamento da classificação climática de Köppen visando obter uma melhr coincidência entre a vegetação de cada região, como indicador do bioma nela predominante, e a classificação climática nela atribuída.

Classificação Climática de Köppen II

Cada grande tipo climático é denotado por um código, constituído por letras maiúsculas e minúsculas, cuja combinação denota os tipos e subtipos considerados.A classificação climática de Köppen divide os climas em cinco grandes grupos ("A", "B", "C", "D", "E") e diversos tipos e subtipos. Cada clima é representado por um conjunto variável de letras, com dois ou três caracteres. Contudo, a classificação de Köppen, em certos casos não distingue entre regiões com biomas muito distintos, pelo que têm surgido classificações dela derivadas, a mais conhecida delas é a classificação de Trewartha.

domingo, 27 de junho de 2010

Classificação Climática de Köppen


A classificação climática de Köppen é o sistema de classificação global dos tipos climáticos mais utilizados em geografia, climatologia e ecologia.

A classificação foi proposta em 1900 pelo climatologista alemão Wladimir Köppen. A classificação é baseada no pressuposto, com origem na fitossociologia e na ecologia de que a vegetação natural de cada grande região da Terra é essencialmente uma expressão do clima nela prevalecente. Assim, as fronteiras entre regiões climáticas foram selecionadas para corresponder, tanto quanto possível, às áreas de predominância de cada tipo de vegetação, razão pela qual a distribuição global dos tipos climáticos e a distribuição dos biomas apresentam elevada correlação.

Na determinação dos tipos climáticos de Köppen são consideradas a sazonalidade e os valores médios anuais e mensais da temperatura do ar e da precipitação.